
Os consumidores estão a procurar mais terminais móveis Android e tablets o que está, segundo a Reuters, a prejudicar as vendas de painéis para televisores. A consequência imediata é que a divisão da LG, LG Display, responsável pelo fabrico de ecrãs de maior dimensão para serem usados em televisores, vá fazer um corte de 25% na produção e desenvolvimento desta tecnologia.
O corte anunciado pela LG Display, a primeira grande empresa de tecnologia a revelar cortes pesados em planos de investimento em 2012, vai reduzir o capital investido pela empresa ao seu total mais baixo em quatro anos.
Os fabricantes de televisores estão a lutar contra a fraca procura existente no mercado, o que já forçou fabricantes como a Sony, Samsung e Sharp a reduzir a produção para de ecrãs. Enquanto isso, a Philips Electronics está a promover a cisão da sua deficitária divisão de TVs.
A baixa procura por computadores e televisores é grande preocupação para os fabricantes de painéis LCD, já que os dois produtos respondem por cerca de 90 por cento do consumo de painéis deste tipo.
A LG Display é grande fornecedora de ecrãs para iPads e iPhones e tem aumentado as vendas de painéis para tablets e leitores eletrónicos compensado o que está a perder nos segmentos já referidos.
Este mês, veio a público que a LG, o segundo maior fabricante de televisores do mundo, cortou os seus objetivos de vendas de TVs deste ano em 20 por cento, juntando-se à Sony na expectativa de um movimento mais fraco por causa das incertezas económicas globais.
O que acha? Há cada vez menos pessoas a comprar novas televisões? Acha que os preços vão baixar? Está a pensar comprar um nova TV nos tempos mais próximos?