![users_0_13_juizmartelo-e004.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/852150users_0_13_juizmartelo-e004.jpg)
A ofensiva legal foi iniciada pelo Copyright Group que, após autorização de um juiz, enviou notificações para os operadores de telecomunicações. Nos próximos dias, as empresas que fornecem os acessos à Net deverão encaminhar estas notificações para os respetivos clientes que, alegadamente, fizeram o download de cópias ilegais do filme realizado por Sylvester Stalone.
Com esta iniciativa, eleva-se para 140 mil o número de internautas a contas com a justiça dos EUA por fazerem download de cópias ilegais em sites de partilha de ficheiros.
Aliciados por acordos ou penalizações judiciais que podem chegar a 3000 dólares (cerca de 2090 euros) por cada caso, vários gabinetes de advogados deram início a uma verdadeira caça ao pirata, revela o site da Wired.
Ilustrativo desta ofensiva legal é o caso do desconhecido filme Naked Nuns Wth Guns (tradução literal: "Freiras nuas com pistolas") que já mereceu a intervenção de dois gabinetes de advogados concorrentes, que decidiram acusar, mais ao menos ao mesmo tempo, os internautas que fizeram o download ilegal na Net – e que assim passaram a ter duas acusações para o mesmo delito.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail