Segundo a PCMagazine, dois norte-americanos processaram a Apple por causa dos serviços de localização providenciados no iOS 4.
Segundo a ação judicial, submetida num tribunal da Florida, "a Apple recolhe informação de forma dissimulada, violando a lei".
A notícia de que o iPhone "vigiava" os utilizadores fez furor a semana passada, quando um grupo de investigadores descobriu uma base de dados não encriptada, onde são registados todos os movimentos do smartphone.
A Apple ainda não emitiu nenhum comunicado oficial, mas entretanto um utilizador terá enviado um e-mail a Steve Jobs sobre esta questão, mencionando que os smartphones Android não recolhem informações, e Jobs terá respondido que "Ah, isso é que recolhem. Nós não vigiamos ninguém. A informação que anda a circular é falsa".
Entretanto, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália e alguns senadores dos EUA já pediram explicações à Apple relativamente a este assunto, exigindo que a empresa explique por que razão os dados são mantidos nos dispositivos, como são recolhidos e o que faz a Apple para proteger a privacidade dos utilizadores.