![users_0_15_facebook-ensitel-69cc.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/852949users_0_15_facebook-ensitel-69cc.jpg)
![users_0_11_facebook-c767.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/851006users_0_11_facebook-c767.jpg)
A história começou em fevereiro de 2009, quando jonasnuts (nome pelo qual Maria João Nogueira é conhecida na blogosfera) contou a experiência de ter recebido um Nokia E71 com avarias.
Em vários posts, jonasnuts explica que tentou trocar de equipamento ou pedir a devolução do dinheiro. Nestes posts, e dado ser um blogue pessoal, a autora exprime as suas opiniões sobre todo o processo e explica que apenas quer terminar a relação comercial com a Ensitel.
Agora, a 22 de dezembro de 2010, recebeu uma carta de 31 páginas de um tribunal a explicar que deve contratar um advogado e retirar todos os posts (sete) em que refere a Ensitel.
Jonasnuts é também responsável pelos serviços de comunidade do Sapo. Um dos tweets de jonasnuts resume sucintamente: [A Ensitel]" Processou-me por eu partilhar a minha opinião sobre a empresa, no meu blog".
Durante a noite de ontem e o dia de hoje, o tema é dos mais "quentes" do Twitter e do Facebook em Portugal e a página da Ensitel no Facebook está a ser inundada de mensagens de desaprovação e condenação. Já há inclusivamente grupos como "A EnsitHell pediu para apagar o meu post"
Veja a história toda em jonasnuts.com .
Quem tem a razão do seu lado? O que podem as empresas fazer para melhorar a reputação nas redes sociais? Está em causa a liberdade de expressão da autora?
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail