A Ação de Graças é, provavelmente, o feriado mais famoso dos EUA, por promover as reuniões de família. O diversos meios de transportes costumam refletir o movimento da população, mas este ano as atenções estão centradas no boicote aos scanners de segurança dos aeroportos que foi convocado para o dia 26 de Novembro – precisamente a véspera do dia de Ação de Graças ( Thanksgiving Day).
O movimento, que começou a ser organizado na Internet, exorta os passageiros a optarem pela vistoria manual dos agentes de autoridade, em vez de recorrerem aos scanners que detetam metais ao mesmo tempo que mostram, num "negativo" típico de raio X, o corpo desnudado dos viajantes.
Em causa, está a alegada violação da privacidade e da dignidade dos cidadãos que viajam de avião e são obrigados a revelar, em versão raio X, as denominadas "partes íntimas" dos seus corpos aos agentes de segurança que analisam diariamente as imagens obtidas pelos scanners.
Segundo a Cnet, John Pistole, administrador da Transportation Security Administration dos EUA, começou por desvalorizar o movimento contra os denominados pornoscans, mas perante a popularidade que o tema tem ganho na Net foi obrigado a admitir publicamente que os sistemas de controlo e segurança dos aeroportos podem sofrer atrasos, caso o boicote assuma dimensão.
A avaliar pelas sondagens efetuadas pela ABC, 32% dos americanos são contra o uso dos scanners em aeroportos – uma evolução face a sondagens anteriores que revelaram que cerca de 20% dos americanos não queriam ser sujeitos a estas medidas de segurança.
A este crescendo de impopularidade estará associada a entrada em vigor de novas e polémicas metodologias de vistoria na TSA e também uma campanha vigorosa que irrompeu pelo Twitter e por vários endereços lançados com este fim específico, depois de um cidadão do Estado da Virgínia, de nome Brian Sodergren, ter criado um site de protesto contra o uso scanners em aeroportos.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail