As duas empresas anunciaram hoje uma nova etapa na parceria assinada no âmbito do programa Wireless Reach com a distribuição de equipamentos de acesso à Net que vão facilitar o uso de tecnologias que promovem a autonomia de pessoas com necessidades especiais em 14 núcleos do País.
A iniciativa anunciada hoje abrange os projetos Lua e Luz. O projeto Lua prevê equipar seis núcleos da Unicrisano (União dos Centros de Recuperação Infantil do Distrito de Santarém e Outros) com soluções 3G que podem ser usadas para potenciar o uso de tecnologias aumentativas e o desenvolvimento de reabilitação individual de crianças e jovens com vários tipos de deficiências.
O projeto Luz tem em vista a instalação de equipamentos de acesso à Net por 3G em oito núcleos da Fenarci (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social), que têm por missão apoiar crianças e jovens com défice de cognição e/ou Síndrome de Down.
Em comunicado, a PT informa que vai prosseguir com o projeto Girassol, que visa fornecer a pessoas com necessidades especiais (e que não têm orçamento disponível) equipamentos de acesso à Net que podem ser adaptados a várias tecnologias.
A PT informou ainda que a parceria com a fabricante de chips Qualcomm já permitiu expandir o serviço de Teleaulas para a Universidade. David Varela, jovem estudante de Sociologia do ISCTE, foi o primeiro jovem a estrear este sistema de aulas à distância. Hoje o Teleaulas é usado por mais de 400 crianças com necessidades especiais no ensino básico e secundário.
A iniciativa agora anunciada contemplou ainda a doação ao Centro Nacional de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II da solução MyTobii, que permite o acesso à Net por 3G por pessoas com deficiências neuromotoras.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail