A Intel e a GE já tinham uma parceria desde Abril de 2009, centrada no desenvolvimento de tecnologias e serviços de gestão de doenças crónicas e vida independente. As empresas deram agora o passo seguinte e criaram um consórcio, detido em partes iguais (50%) pela Intel e pela GE.
No comunicado de imprensa divulgado, pode ler-se que "ambas as empresas partilham a mesma visão: usar a tecnologia de forma a levar até milhares de habitações, cuidados de saúde mais eficazes e melhorar a vida de pessoas e idosos em condições crónicas".
Recorde-se que a divisão de saúde da Intel trabalha há vários anos em sistemas de apoio aos doentes, chegando mesmo a apresentar tecnologias e protótipos futuristas nos eventos que a Intel organiza anualmente.
As duas empresas pretendem aproveitar o mercado gigante que está a ser criado na área da saúde em consequência do envelhecimento global da população, que tem levado ao "aumento exponencial de pessoas que sofrem de doenças crónicas".
Paul Otellini, presidente da Intel é da opinião que "Temos de repensar os modelos de cuidados que vão para além das visitas a hospitais e clínicas, para modelos de cuidados em casa e em comunidades que permitem a prevenção, o diagnóstico precoce, a mudança de comportamento e o apoio social", adicionando que "a criação desta nova empresa tem como objetivo acelerar estes fatores".
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail