As estimativas do Netindex têm por base os testes que os utilizadores realizam junto do serviço Speedtest, que é gerido pela empresa norte-americana Ookla.
Tendo em conta que depende do número de testes realizados, o ranking de operadores de cada país assume-se como dinâmico, podendo sofrer alterações consoante os dias em que é visionado.
Questionada pela Exame Informática, a Zon relativizou o facto de o ranking ser dinâmico lembrando que a sua média de velocidade de download é bastante superior à do segundo classificado (a Novis, com 15,85 Mbps, à data de hoje).
O Netindex reconhece pouco menos de 1,5 milhões de endereços IP únicos em Portugal. O ranking da velocidade de download dos operadores portugueses foi criado com base em 214,220 testes com endereços IP realizados entre 4 de Julho e 2 de Agosto,
Eis os cinco primeiros lugares do ranking de download (dados de hoje): 1- Zon Tv Cabo 23,71 Mbps; 2- Novis Telecom, S.a. 15.85 Mbps; 3- Cabovisao, Televisao Por Cabo 13.21 Mbps; 4- TvTel Grande Porto Comunicações 12.52 Mbps; e PT Comunicações 12.06 Mbps.
No ranking das velocidades de upload, o Netindex dá a conhecer uma realidade bastante diferente: A PT Prime, Soluções Empresariais lidera com 4,75Mbps, seguida da TVTel Grande Porto Comunicações, com 2,38 Mbps e a Ar Telecom com 2,17 Mbps (a Zon surge em oitavo lugar com 1,69 Mbps).
Segundo estas estimativas, Portugal é o 12º país do mundo no que toca à velocidade da Internet com uma média de largura de banda máxima de 14,59 Mbps durante o mês de Julho. Destaque ainda para o facto de Porto Salvo, Oeiras, com 32,50 Mbps, ser considerada a localidade com o download mais rápido de Portugal – uma média que estará relacionada com o facto de muitas empresas estarem situadas nas imediações.
Todos os dados do Netindex podem ser consultados na Internet .
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail