Os dados referidos pela PC Pro são da iSuppli , uma conhecida empresa de análise de mercado. De acordo com esta empresa, foram vendidos 81,5 milhões de PCs nos primeiros três meses deste ano, mais 22,7% do que em igual período do ano passado. É o maior crescimento de sempre registado pela iSuppli, que segue o mercado desde 2003.
Este crescimento deve-se muito ao facto do primeiro trimestre de 2009 ter sido um dos piores da história em termos de vendas de computadores pessoais.
Os fabricantes orientais lideram a lista das subidas. A Asus aumentou as vendas em 136,2%, seguida pela Samsung, com um crescimento de 83,9%.
A Acer, o segundo maior fabricante a nível mundial, subiu 47,1%, o que resulta numa quota global de 13,3% do mercado (ainda assim, menos do que os 19,6% da líder HP).
O único fabricante ocidental com um crescimento assinalável foi a Apple, que vendeu mais 34,2% no primeiro trimestre de 2010 do que no primeiro trimestre de 2010. Os Mac têm 3,4% de quota do mercado global.
O grande motor deste crescimento foram os portáteis, cujas vendas já representam 80% do mercado global. As vendas de PCs de secretária subiram apenas 1%.