A entidade reguladora das telecomunicações analisou a qualidade das redes móveis entre Setembro e Outubro de 2009, tendo concluído que, nos centros urbanos, a cobertura das redes 3G é um pouco menor que a proporcionada pelas redes GSM.
Ainda assim, é nas auto-estradas que se registam maiores índices de falha de cobertura das redes de terceira geração de telemóveis.
Segundo o relatório da Anacom, a Vodafone regista o pior índice de qualidade e cobertura de redes 3G nos eixo rodoviários.
Apesar de vencer o comparativo no que toca à qualidade da voz transmitida por GSM, a Vodafone apresenta também o pior índice de qualidade das videochamadas 3G.
A Anacom refere ainda que a Optimus e a TMN distinguiram-se nas vídeochamadas obtendo taxas de sucesso de 95,1% e 93,7%.
O relatório da Anacom teve por base a análise de seis indicadores relacionados com a qualidade de som e vídeo das chamadas, taxa terminação, acessibilidade e tempo de espera até ao início da chamada.
Segundo a Anacom, o relatório realizado em 2009, revela um panorama similar (nas virtudes e nos defeitos) ao verificado em 2008.
Está satisfeito com a cobertura das redes 3G? Dê-nos a sua opinião.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail