"Não gosto do modelo da Amazon, que vende tudo a 9,99 dólares", informou ontem Murdoch durante uma conferência com analistas.
Segundo a PC Pro, as declarações de Murdoch podem ser encaradas como uma tentativa de pressionar a Amazon para uma renegociação do contrato que liga a poderosa editora HarperCollins (que pertence ao imério de Murdoch) e a famosa ciber-livraria.
Para a Amazon, as declarações Murdoch não poderiam chegar em pior altura: recentemente, a editora Macmillan ameaçou retirar o catálogo da livraria on-line por não concordar com a política de preços dos livros electrónicos.
Em reacção, a Amazon decidiu aumentar os preços dos livros electrónicos para preços que variam entre 12,99 e 14,99 dólares.
O aumento de preços é encarado pelos especialistas como um revés na estratégia comercial da Amazon, que pretende cimentar a posição do Kindle no segmento dos leitores de ebooks.
A todos estes dados junta-se a ainda a chegada da Apple à venda de livros na Internet – uma concorrência que já começou a produzir efeito, como confirmou ontem Murdoch, ao informar que a HarperCollins assinou um contrato com a "marca da maçã".