De acordo com a PC Pro, o serviço de streaming de música Spotify diminui ou acaba por completo com a prática dos downloads ilegais de músicas. Pelo menos, é o que afirmam dois terços das pessoas que admitem estar envolvidas nesta prática.
O estudo encomendado pela Moneysupermarket.com envolveu mais de 2300 adultos na Grã-Bretanha e parece mostrar que as alternativas atraentes ao download ilegal surtem mais efeitos que medidas restritivas.
A pesquisa mostrou que um em oito britânicos admitem descarregar ilegalmente música da Net. Todavia, 62% dessas pessoas dizem também que o acesso ilimitado a música no serviço Spotify os encorajou a diminuir a quantidade de músicas que descarregam ou a acabar por completo com essa prática.
Recorde-se que o Spotify é um serviço de streaming de música, com duas vertentes. Uma gratuita suportada por anúncios, e uma outra com uma mensalidade de dez libras, livre de anúncios. O Spotify também está disponível como aplicação para iPhone e Android, o que permite aceder a uma biblioteca de milhões de músicas neste tipo de smartphones mesmo quando não há rede 3G ou Wi-Fi.Este serviço, infelizmente, ainda não está disponível em Portugal, devido a questões de licenciamento.
Esta notícia vem na sequência da nova regulamentação recentemente aprovada pelos 27 estados-mebros da União Europeia que permite cortar o acesso à Net de piratas, sem uma decisão de um juiz.
Acha que fazem falta serviços de streaming semelhantes em Portugal? Ou está satisfeito com a actual oferta de música digital no nosso país?