
A equipa que lidera a ICANN (de Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) aprovou, durante a sua reunião anual, o registo de endereços através da escrita arábica, ideogramas chineses ou alfabeto cirílico, entre outros.
Só a meados do próximo ano deverão ficar disponíveis os primeiros endereços registados em formas de escrita alternativas ao alfabeto latino, mas a medida votada hoje prevê que as primeiras reservas de endereços possam ser feitas já a partir de 16 de Novembro.
De acordo com a BBC, o alargamento do registo de endereços deverá satisfazer as pretensões de 1,6 mil milhões de internautas que escrevem com caracteres ou outras formas de escrita diferentes do alfabeto latino.
Os peritos do ICANN já classificaram esta transformação como a maior da história dos 40 anos da Internet e lembram a complexidade técnica exigida na tradução dos diferentes alfabetos para os registos inseridos no Domain Name System (DNS). De acordo com as previsões, é previsível que tenha lugar uma nova corrida ao registo de endereços. China, países que escrevem em árabe e Rússia serão os principais interessados na reconversão dos seus endereços.