Desde 2022 que é possível jogar jogos Android no Windows, graças à Google Play Games. Agora, a gigante americana anuncia que vai ser possível ter acesso a milhares de novos jogos no computador, com os programadores a terem de assinalar ativamente caso não queiram que os seus títulos fiquem disponíveis em computadores Windows. A Google anunciou que a novidade só é possível devido às melhorias nos sistemas de controlo, que tornam mais fácil o mapeamento de teclas e gamepads para jogos que foram desenhados para ecrãs táteis.
Os utilizadores vão poder ter informação sobre o estado de cada jogo no Windows: um selo para os que tenham sido testados na plataforma e outro mais proeminente para os jogos que tenham sido especificamente otimizados para PC. Os jogos que não tenham nenhum destes selos, ou seja, que não tenham sido testados, nem otimizados, só vão aparecer se o utilizador os procurar ativamente.
A Google Play Games para PC vai receber uma nova barra lateral, para acesso e controlos mais fáceis, suportar multi-contas e multi-instâncias, permitindo jogar vários jogos com múltiplas contas em simultâneo. Para já, as novidades aparecem como fase beta, mas a Google pretende disponibilizar todos os jogos no Windows até ao final deste ano.
Para os criadores de jogos Android, a Google quer expandir o apoio dado aos programadores, permitindo a criação de títulos fortes e capazes de atrair muitos jogadores. Com o novo kit de desenvolvimento para jogos de PC, os programadores vão poder escolher distribuir jogos para mobile e para PC. Os criadores de títulos de topo vão gostar de saber que a Google está a reforçar a aposta na Vulkan, tornando-a a API de gráficos predefinida e tirando partido de funcionalidades com ray tracing e multithreading, noticia o ArsTechnica.
A também maior integração com motores de desenvolvimento populares, como o Unity 6, vai ajudar a otimizar os jogos para as diferentes variações de hardware Android disponíveis no mercado, eliminando assim uma conhecida barreira de dificuldade na distribuição das aplicações.
Por fim, Dredge, TABS e Disco Elysium são os três primeiros jogos que a Google está a colocar num programa piloto destinado a explorar uma nova estratégia, com um preço mais elevado à cabeça, mas abandonando as compras in-app que têm proliferado em quase todos os jogos mobile. O primeiro está disponível por 25 dólares (o mesmo preço que custa no Steam) e os outros dois devem chegar dentro de algumas semanas ou meses.