A Roblox anunciou que se prepara para oferecer experiências exclusivas aos utilizadores com mais de 17 anos: mais conteúdos gráficos e temas de adultos do que era permitido até então. A validação da idade do utilizador vai ser feita, para já, com o upload da carta de condução e uma selfie.
A maior mudança da plataforma para atrair um público mais velho surge numa altura em que se revela também que 38% dos utilizadores diários de Roblox do ano passado tinham mais de 17 anos e que o segmento de 17-24 anos é o que aumentou mais rapidamente. A Roblox acredita que esta maioria de utilizadores, com mais de 18 anos, está agora pronta a construir mundos mais maduros na plataforma.
Manuel Bronstein, responsável de produto, conta ao The Verge, que as mudanças permitem aos utilizadores ver conteúdos sangrentos e uso de álcool, mas ainda não nudez explícita ou situações extremamente agressivas. “É uma grande oportunidade para a comunidade de developers entrar nesta demografia. Cria uma oportunidade de audiência e provavelmente uma grande oportunidade de monetização, dado que o público com mais de 17 anos tem maior controlo sobre como gastar o seu dinheiro”, afirma Bronstein.
Com a entrada em bolsa em 2021, a Roblox recebe agora mais pressão para gerar receitas e já anunciou a intenção de se virar para a publicidade também. Agora com o foco nos utilizadores mais velhos, a empresa vai também conseguir gerar publicidade virada para estes criativos, aumentando as possibilidades.