O jogador The__Grim__Sleeper estava a realizar uma transmissão de Twitch com Dark Souls 3 quando, no fim do stream, o jogo bloqueia e voz robótica do gerador text-to-speech da Microsoft começa a criticar o desempenho deste no jogo. Segundo o jogador, o Microsoft PowerShell abriu por si mesmo, num sinal de que o hacker teria tido acesso ao computador. O pirata, segundo se vê pelo Discord de Dark Souls, já tinha tentado avisar a FromSoftware, criadora do jogo, para esta vulnerabilidade. Ao ser ignorado, começou a atacar streamers em direto para conseguir ter mais visibilidade.
A falha em causa permite a execução remota de código, um dos tipos mais perigosos de vulnerabilidades informáticas e que permite aos atacantes correr código malicioso nas vítimas, roubar dados e causar danos potencialmente irreparáveis.
A modificação Blue Sentinel, anti-batota e criada pela comunidade, afirma já ter sido atualizada para proteger-se desta vulnerabilidade. Do lado da Bandai Namco, a editora do jogo reconheceu no Twitter que já estava a investigar o tema, mas não comentou qualquer avanço na disponibilização de atualizações que corrijam a falha.
Durante o dia de domingo, os servidores de PvP de Dark Souls: Remastered, Dark Souls 2 e Dark Souls 3 foram desligados para “permitir à equipa investigar os relatos recentes de problemas com os serviços online”, cita o The Verge. A falha em causa só se aplica aos jogadores de PC, não afetando quem está a jogar a partir de PlayStation ou Xbox.
Ainda não se sabe quando é que os servidores voltam a ficar online.