Depois de ter feito um brilharete na E3 em junho, a Microsoft tentou repetir o feito na Gamescom, a feira dedicada a videojogos que se realiza em Colónia, na Alemanha. A empresa fez uma apresentação de 90 minutos onde partilhou uma série de novidades, sendo que a maior surpresa foi o anúncio que o xCloud, um serviço de gaming através de streaming a partir da nuvem, vai chegar às consolas Xbox One e Series X / S na época natalícia deste ano.
Foi igualmente anunciado que o Game Pass irá receber um conjunto de jogos indies da Humble Games. De resto, como é habitual, nestes eventos, foram os jogos AAA a concentrar as atenções. Por exemplo, Forza Horizon 5, que chega a 9 de novembro à Xbox e ao PC, disponibilizará os veículos Mercedes AMG One e Bronco Badlands 2021. Além disso, foi criada uma edição especial de um comando dedicado ao jogo.
Dying Light 2 teve direito a um novo trailer e o estúdio Techland revelou que o título terá o dobro dos movimentos parkour do jogo original, refere o The Verge. Já Flight Simulator terá atualizações que passam por um novo modo de corridas, uma série de aviões históricos e a adição de táxis aéreos elétricos.
Age of Empires IV tem data de lançamento para 28 de outubro em PC (e Game Pass) e um dos poucos jogos ‘verdadeiramente’ novos a ser anunciado foi Stray Blade, que é descrito como um RPG de ação que concilia combate com exploração. Chegará a Xbox Series X / S no próximo ano.
Por fim, Crusader Kings III chegará às consolas Xbox Series X / S com uma interface customizada para se adaptar ao comando da consola e menus radiais para que não se percam os detalhes típicos desta série. Não foi avançada uma data específica de lançamento, mas o título estará disponível no Game Pass e também marcará presença na PlayStation 5.