Mais de 60 títulos da Tencent disponíveis na China vão passar a ter o sistema de controlo de acesso Midnight Patrol, que estava em testes desde 2018. A empresa explica que o sistema efetua um reconhecimento facial quando se tenta jogar entre o período das dez da noite e as oito da manhã do dia seguinte. O objetivo é limitar o acesso de menores aos ecrãs durante este período, seguindo as regras determinadas pelo regime de Pequim.
A Tencent não entrou em detalhes sobre como é que o sistema opera, explicando apenas que depois de se passar algum tempo a jogar naquele período horário, o jogo vai ser interrompido e o utilizador terá de passar pelo reconhecimento facial. Caso seja detetado um menor, não é possível jogar mais, até ao fim do ‘recolher obrigatório’. Se for um adulto a ser erradamente reconhecido e impedido de jogar, a Tencent não prevê qualquer mecanismo para se ultrapassar a proibição, dizendo apenas que terão de tentar noutro dia, noticia o ArsTechnica.
Além desta chegada a alguns títulos, os pais podem ativar um sistema de reconhecimento facial também em que só os rostos autorizados é que podem ser ‘mostrados’ para desbloquear a experiência de jogo.
Esta solução visa ajudar a cumprir o alvo do governo chinês para limitar o vício de jogos de telemóvel nas crianças. Estão previstas ainda sanções para as editoras que não cumpram com as regras impostas, sob risco de perderem as suas licenças para operar no território. Algumas das regras passam pela obrigatoriedade de se usar nomes reais em jogo e serem estabelecidos limites nos gastos autorizados para os menores.
Não se conhece ainda a lista dos 60 jogos em que a Tencent já aplica este sistema.