O estudante universitário Nathan Wright introduziu nos dados do OpenStreetMap a indicação de que um edifício tinha 212 andares, quando na realidade tem apenas dois. A gralha faz com que em Flight Simulator apareça efetivamente a reprodução de um gigantesco obelisco que não existe no meio da Austrália.
“Estava a usar o OpenStreetMap para um trabalho da universidade e tinha a tarefa de adicionar dados”, explica o estudante ao The Verge. “Acho que é muito engraçado, uma vez que foi a primeira vez que usei esses dados” e o erro acabou por ser replicado no jogo. Ao pairar sobre Melbourne, na Austrália, no meio do jogo, é possível vermos a construção de um obelisco bastante alto e que contrasta com o resto da vista.
A gralha introduzida por Wright foi repescada pelos dados do Bing Maps, que por sua vez são usados pelo Asobo Studio no desenvolvimento do Microsoft Flight Simulator para replicar a realidade. O jogo assenta em tecnologia alimentada por Azure em combinação com os dados do Bing Maps para recriar edifícios e paisagens.
Embora o erro já tenha sido corrigido no OpenStreetMap, ainda persiste no jogo, mas é expectável que seja corrigido em breve, seja pelo processo automático de atualização de dados ou porque a Microsoft o irá remover manualmente.
Aqui na Exame Informática já experimentamos o título e também encontramos uma representação ‘invulgar’ do Cristo-Rei, em Almada.
Veja aqui o tutorial sobre como encontrar o ‘bug’ do obelisco na Austrália e algumas tentativas de aterrar no topo da construção.