Três eventos ao vivo relacionados com o videojogo Pokémon Go tiveram um impacto financeiro total de 249 milhões de dólares, o equivalente a 225 milhões de euros ao câmbio atual, na atividade turística de três cidades: Chicago, nos EUA, Montreal, no Canadá, e Dortmund, na Alemanha. Os valores foram revelados pela Niantic, empresa responsável pelo desenvolvimento deste jogo para smartphones.
“Além do aumento do turismo nas cidades, cada evento teve uma participação significativa e uma distância percorrida significativa”, sublinha a Niantic em comunicado.
No evento de quatro dias em Chicago, que sozinho gerou o equivalente a 108 milhões de euros de impacto para o turismo local, participaram 64 mil pessoas. Já o evento em Dortmund, que atraiu 86 mil participantes, gerou cerca de 54 milhões de euros.
Depois de ter sido o jogo sensação em 2016, o número de jogadores recorrentes baixou, mas Pokémon Go continua a ser dos que mais fatura em toda a indústria: em 2019, gerou 1,4 mil milhões de dólares, cerca de 1,26 mil milhões de euros ao câmbio atual, de acordo com a consultora SuperData.
A grande procura por eventos ao vivo dos jogos produzidos pela Niantic – que além do Pokémon Go incluem os títulos Harry Potter: Wizards Unite e Ingress – levou a empresa a criar uma plataforma específica através da qual as cidades podem candidatar-se a receber um evento.
No calendário revelado para a primeira metade de 2020, destaque para o Porto que recebe, no dia 29 de fevereiro, um dos eventos principais do jogo Ingress, um título multijogador baseado em localização e que coloca jogadores de duas fações a “lutarem” pelo controlo de pontos específicos numa cidade. Mais detalhes sobre a participação no evento podem ser vistos aqui.