Gonçalo “RastaArtur” Pinto e Diogo “tuga810” Pombo são os dois portugueses que, a partir desta sexta-feira, vão lutar pelo título de melhor jogador de FIFA do mundo. Os jovens fazem parte do restrito lote de atletas que estão a disputar a FIFA eWorld Cup e que reúne em Londres, até domingo, os 32 melhores jogadores do mundo de futebol eletrónico.
A FIFA eWorld Cup desenrola-se de forma semelhante a um campeonato do mundo de futebol. Primeiro há uma fase que apura os quatro melhores jogadores de quatro grupos – dois jogam FIFA em Xbox, os outros dois jogam em PlayStation –, sendo que neste período todos os jogadores de um determinado grupo defrontam-se entre si.
Diogo “tuga810” Pombo, que joga pela equipa Offset eSports, faz parte do grupo C da competição e Gonçalo “RastaArtur” Pinto, que joga pelo Sporting CP eSports, vai competir no grupo D.
Seguem-se depois os 16 avos de final, momento a partir do qual impera a regra do “mata-mata”, ou seja, quem perder o jogo num confronto direto está eliminado. Os vencedores passam depois para os quartos de final e posteriormente para as semi-finais, altura em que os dois melhores jogadores da cada consola defrontam-se.
A grande final é depois jogada em duas partidas: uma na consola PlayStation e outra na Xbox. O que conseguir melhores resultados é coroado como o melhor jogador de FIFA do mundo.
Ao longo da competição vão ser distribuídos 500 mil dólares, cerca de 450 mil euros, em prémios. A grande final está programada para domingo, 4 de agosto, com início às 17:30, hora de Portugal Continental. A transmissão pode ser vista no site oficial da competição.
A edição de 2018 da FIFA eWorld Cup foi ganha pelo jogador Mosaad ‘Msdossary’ Aldossary da Arábia Saudita e, no total, a competição teve mais de 29 milhões de visualizações. Portugal já ganhou a competição uma vez, em 2011, por intermédio de Francisco “Quinzas” Cruz.