O Stadia é o esforço da Google em tirar partido da sua robusta estrutura de cloud e juntar jogadores e espetadores num serviço de streaming. O sistema foi apresentado esta tarde, na Game Developers Conference e vai estar disponível em vários mercados mais para o final do ano. O conceito é que qualquer jogador, possa jogar qualquer título através da rede e de um dispositivo conectado. O Stadia irá permitir, por exemplo, jogar Devil May Cry 5 no iPhone ou Apex Legends no Mac. A solução da Google permite jogar jogos em 4K, 60 fps e HDR desde o lançamento, estando prevista a atualização para 8K no futuro próximo, noticia o Engadget.
Em termos de novidades, vai ser possível aos criadores incluir um link para Jogar no fim de um trailer. Assim, basta carregar o trailer do jogo no YouTube e redirecionar rapidamente os utilizadores interessados em jogar no browser Chrome logo.
Algumas das funcionalidades interessantes passam pelo Crowd Play que permite aos espetadores de um livestream no YouTube esperarem em fila para se poderem juntar ao jogo que está a ser emitido. O State Share deixa os utilizadores partilharem links para secções específicas do jogo, fazendo com que a ação seja resumida a partir daí.
Por fim, o Stadia vai usar Inteligência Artificial para permitir colorir os cenários de jogo com base em obras de arte de Picasso ou Van Gogh, por exemplo, em tempo real.
Em fase de teste, a Google apresentou o Project Stream, onde teve utilizadores a jogar Assassin’s Creed: Odyssey neste sistema, com resultados satisfatórios.