A explicação da Sony foi publicada no blogue da companhia e lê-se que a disrupção terá sido programada e que afetou várias redes relacionadas com jogos online. No entanto, a Sony avança ainda que preparou uma equipa para lidar com a situação e que a rede está completamente operacional de novo.
«Várias redes, incluindo a PSN, foram afetadas nas últimas 48 horas. Os engenheiros da PSN estão a trabalhar arduamente para restaurar o acesso completo à rede e aos jogos online o mais rapidamente possível», escreve Catherine Jensen, da Sony, citada pelo VentureBeat.
Acredita-se que os ataques à rede tenham sido perpetrados por um grupo de hackers conhecido pelo Lizard Squad, também responsáveis por causarem a interrupção no Xbox Live durante a época do Natal.
Neste momento, ainda há utilizadores a queixarem-se de não conseguirem entrar nas suas contas da PSN e de não conseguirem aceder a jogos online, nem em modos single player, como é o caso de Far Cry 4 e Dragon Age: Inquisition.
A Sony pede ainda que os utilizadores que estejam a tentar aceder pela primeira vez, através de consolas recebidas no Natal, não devem devolver os equipamentos nas lojas por este motivo e que o problema será apenas temporário.