Os custos de manutenção e operação dos algoritmos de Inteligência Artificial (IA) ascendem rapidamente às centenas ou milhares de milhões de euros. Agora, sabe-se que o uso de expressões como “Por favor” ou “Obrigado” nos pedidos feitos pelos utilizadores acabam por custar vários milhões às empresas por trás de serviços como o ChatGPT. Sam Altman, o diretor executivo da OpenAI, confirma que os valores são significativos, ainda assim recomenda a utilização de expressões de cortesia para tornar as interações com a IA mais humanas.
Apesar de os computadores não possuírem sentimentos, a utilização destas expressões faz com que as interações se assemelhem mais às que temos naturalmente com outros seres humanos. Um relatório recente calcula que quando um modelo responde com apenas três palavras “You are welcome” (inglês para “Não tem de quê” ou “De nada”) utiliza entre 40 e 50 mililitros de água. Altman avança que para o ChatGPT responder à cortesia humana os custos de utilização aumentam “dezenas de milhões de dólares”.
A revelação foi feita por Sam Altman na rede social X, em resposta a um utilizador, na qual também deixa uma reflexão provocatória: “São dezenas de milhões de dólares bem gastos – nunca se sabe”. A última parte da resposta é uma referência a uma piada existente em diferentes comunidades online que diz que devemos sempre ser educados para sistemas avançados de Inteligência Artificial, com o objetivo de cairmos nas boas graças das ferramentas de IA caso um dia venham a provocar um evento como aquele que foi teorizado no filme O Exterminador Implacável.
Outras investigações sugerem que os utilizadores que podem tornar-se emocionalmente dependentes ou mesmo viciados no uso de chatbots de IA. À medida que as conversas se tornarem cada vez mais parecidas com as que temos entre humanos, é natural que esse vínculo se prolongue.
As empresas que mantêm estes bots podem estar a trabalhar já em pré-programar os modelos para lidar com este tipo de cortesias e ter respostas previsíveis, fazendo os custos e o gasto de recursos baixarem.