A Spotify pretende que os novos visuais que preparou ajudem os utilizadores “a fazer mais descobertas e encontrar ligações com sentido entre artistas e fãs”. A renovação incidiu sobre as secções Home, Music, Podcasts e Audiobooks e vai começar a chegar gradualmente aos utilizadores de todo o mundo.
Os utilizadores que ouvem músicas, podcasts e audiolivros vão poder desfrutar de pré-visualizações (de som e de vídeo) antes de começarem a usufruir do conteúdo na totalidade. Ao descobrir algo de que gostem, podem guardar, partilhar, ler transcrições e ver podcasts em vídeo relacionados. Também a interface da função de pesquisa vai oferecer a oportunidade de se ver clipes, organizados por género, até se parar no que se quer ver ou ouvir, explica o Engadget.
Nos EUA e Canadá, a Spotify estreou um DJ com Inteligência Artificial, que traz sugestões de áudios e vídeos relacionados (e que podem ser vistos sem som), como se fossem as Stories do Instagram e que permitem a descoberta de novidades. O algoritmo apresenta também algum contexto para explicar o motivo pelo qual está a mostrar aquelas recomendações.
A ferramenta Enhance, apresentada em 2021, surge com um novo nome agora, Smart Shuffle, e adiciona sugestões às listas de reprodução, fazendo misturas aleatórias e está disponível com um duplo toque no ícone de Shuffle.
Por fim, outra novidade que também visa facilitar a descoberta prende-se com a possibilidade de se começar a reprodução automática de outro podcast ou episódio, assim que se termina o que se está a ouvir, à semelhança do que acontece com as músicas.