Alguns utilizadores já estão a ver a página web da Google Play Store com um aspeto diferente. O look atual da página, como aparece à maior parte dos utilizadores ainda, data de 2013, pelo que a Google parece ter decidido avançar com uma remodelação já devida há muito. A versão app da Play Store, recorde-se, recebe atualizações e alterações gráficas com muito maior frequência.
O Android Police noticia que ao invés de ter seis secções distintas, como criado em 2013, a nova versão da interface web apresenta apenas Apps (e Jogos), Filmes e Livros. É de esperar que a empresa aposte no YouTube para tratar da distribuição de vídeos e procure um novo local para disponibilizar os Livros, mantendo a loja Google Play apenas para as apps e jogos. A empresa aposta em colocar os Jogos em primeiro lugar, uma escolha que se compreende se se considerar que esta é uma das maiores fontes de receita da Play Store.
Os utilizadores vão poder filtrar o conteúdo que lhes é apresentado por dispositivo, podendo ver apenas as aplicações e jogos compatíveis com o seu equipamento, uma alteração que há muito era desejada, tendo em conta que o Android está disponível numa grande variedade de aparelhos. O ArsTechnica realça que o surgimento deste filtro na interface web, que será ‘agnóstica’, indicia uma maior aposta da Google para colocar o Android em cada vez mais tipos de dispositivos, além dos smartphones. Outro indicador desta estratégia é a oferta de taxas reduzidas aos programadores que criem aplicações que suportem diferentes formatos de equipamentos.
Ainda não há qualquer estimativa de quando é que esta nova interface vai estar concluída e disponível a todos os utilizadores. Nesta fase, parece estar ao alcance apenas dos utilizadores com opções regionais de Coreia e Taiwan.