A WhatsApp anunciou estar a testar uma forma de manter a sincronização e encriptação segura do sistema em diferentes plataformas, sem que seja necessário ter um telefone por perto. A proposta é que os utilizadores possam aceder a versões web, macOS, Windows ou Portal, sem estarem dependentes do smartphone por perto.
Para já, o sistema está em fase de testes beta com alguns utilizadores a serem convidados a inscrever-se e a poder usar a conta no telefone e em até quatro outros aparelhos, desde que não sejam smartphones. O objetivo é testar a abordagem num grupo restrito de utilizadores em programa beta. Depois, com o feedback deste grupo, avançar com otimizações e adicionar algumas novas funcionalidades e fazer um lançamento mais global.
Atualmente, com a dependência do smartphone para manter a encriptação e a sincronização de contactos, ficheiros e mensagens, se o telefone ficar sem bateria, o utilizador deixa de poder aceder ao seu WhatsApp noutras plataformas. Com a proposta multi-dispositivo, cada equipamento tem a sua própria chave de identificação e vai poder lidar com as mensagens de forma segura. Os utilizadores terão rapidamente acesso a perceber quais os dispositivos conectados à sua conta a cada momento, noticia o Engadget.
A WhatsApp explica que vai ter o suporte a encriptação end-to-end também para as chamadas de voz e de vídeo e que esta funcionalidade multi-dispostivo não deve afetar a forma como são geridas as cópias de segurança na cloud.