A nova política do Pinterest que entra já hoje em vigor visa proibir a divulgação de anúncios a produtos relacionados com a perda de peso, supressão de apetite, queima de gordura, lipossucção, suplementos e outros procedimentos que visam alterar a forma física das pessoas. Sob esta proibição encaixam também os vídeos e conteúdos de testemunhos de pessoas sobre perda de peso, que refiram Índice de Massa Corporal ou outros indicadores semelhantes e ainda linguagem ou imagens que denigram ou idealizam certos tipos de corpo, explica o Engadget. A nova prática visa impedir ainda anúncios a produtos que ‘prometam’ perder peso através da utilização ou aplicação na pele.
A política foi desenvolvida em parceria com a National Eating Disorders Association dos EUA, uma organização que revela ter registado um aumento de 41% nas chamadas de pedido de ajuda face ao ano anterior. O organismo estima que a pandemia de Covid-19 teve um impacto significativo no potenciar de vários distúrbios relacionados com a alimentação.
Agora, ao procurar conteúdos sobre este tipo de distúrbios no Pinterest, o utilizador irá ser reencaminhado para a página da NEDA para obter ajuda.
A Pinterest continua a acolher com bons olhos anúncios e conteúdos relacionados fitness, hábitos de alimentação saudável ou outras atividades, desde que não se foquem na perda de peso.
Facebook e Instagram já anunciaram restrições nos anúncios sobre produtos de dieta, mas a Pinterest torna-se a primeira plataforma a banir completamente este tipo de publicidade. A TikTok, por exemplo, proibiu também anúncios de suplementos de perda de peso ou que promovam uma imagem prejudicial ou negativa do corpo.