O Keen é o novo serviço da Google, disponível em Android e versão web, e tem por objetivo mostrar aos utilizadores conteúdos curados e selecionados, sobre as suas áreas de interesse.
CJ Adams, co-fundador do projeto, explica que os utilizadores deixam de ter de vaguear por feeds online desinteressantes em busca de algo de que gostem: “no Keen (…) os utilizadores dizem onde pretendem passar mais tempo e conteúdo curado começa a aparecer da web e das pessoas em quem confiam para que isso aconteça. Fazemos um ‘keen’, que pode ser sobre qualquer tópico, desde fazer pão em casa, estudar aves ou investigar tipografias. O Keen deixa-nos curar o conteúdo de que gostamos, partilhar a coleção com outros e encontrar novo conteúdo baseado naquilo que se guardou”, cita o The Verge.
O Google Keen vai focar-se em disponibilizar conteúdo ajustado às preferências do utilizador, como faz o Pinterest, e possivelmente apostar na área de hobbies e passatempos, também à semelhança do Pinterest. A grande vantagem do Keen é que vai assentar no know how e na experiência da Google em aprendizagem de máquina e nos algoritmos de Inteligência Artificial da gigante tecnológica. Para os mercados de nicho e interesses específicos, no entanto, a intuição coletiva de grandes grupos de utilizadores poderá vir a ser mais eficiente do que os algoritmos de IA, pelo menos nesta fase.
Os conteúdos guardados pelos utilizadores vão servir de “semente e ajudarão o Keen a descobrir mais e mais conteúdos relacionados à medida que o tempo passa”.
Para a Google esta pode ser a porta de entrada para o segmento das redes sociais, uma área que gera bastante dinheiro em publicidade dirigida. Outro ganho é na quantidade de informação e dados sobre os utilizadores que o Keen vai conseguir produzir e recolher.
Quem estiver interessado em experimentar, só precisa de ter uma conta Google.