A Spotify anunciou o lançamento da app Greenroom para Android e iOS em 135 mercados. Esta é a primeira tentativa real da empresa em construir uma plataforma de social media, inspirada no Clubhouse, com anfitriões a poderem organizar conversas sobre temas variados como desporto, música ou cultura. O Greenroom não é inteiramente novo, sendo uma adaptação do Locker Room, criado pela Betty Labs, empresa que a Spotify adquiriu em março.
O Locker Room focava-se no desporto, mas o Greenroom pretende ser um palco para diversos temas. O objetivo da Spotify, segundo uma fonte próxima ouvida pelo The Verge, passa por trazer algumas das funcionalidades do Greenroom para a app principal da plataforma de streaming de música.
Em termos visuais, há uma clara aposta no esquema de cores verde/preto, típico da Spotify e no que toca a funcionalidades, destaca-se a capacidade de gravação nativa, que permite aos utilizadores gravar as conversas e divulgá-las sob a forma de podcasts.
O login inicial pode ser feito com as credenciais do Spotify e permite aos utilizadores definir o seu leque de interesses. A iniciativa conta ainda com um apoio financeiro para os criadores mais populares, de acordo com a utilização das suas salas e com o envolvimento dos participantes, embora não se conheçam muitos detalhes sobre o programa.
O Clubhouse surgiu em março de 2020 e, desde então, muitas tecnológicas como Twitter, Facebook, Slack, LinkedIn, Reddit ou Discord começaram a desenvolver e lançar os seus próprios produtos.