O Instagram vai começar a alertar os utilizadores sempre que publicarem uma descrição de uma foto ou vídeo que «pode ser considerada ofensiva». O novo sistema começa a ser disponibilizado a partir desta segunda-feira num número limitado de países, com o Instagram a prometer a chegada da nova funcionalidade ao resto do mundo «nos próximos meses».
Quando escrever uma legenda que contém palavras que já foram reportadas por outros utilizadores como abusivas, no momento em que publicar a fotografia ou vídeo o Instagram vai mostrar uma janela de alerta: «Esta legenda é semelhante a outras que foram reportadas».
O objetivo deste aviso é fazer o utilizador repensar a escolha das palavras da descrição. Apesar do alerta, caso o utilizador queira publicar a descrição já escrita, o Instagram também vai dar essa possibilidade. «[A funcionalidade] Dá a chance de parar e repensar as palavras antes de publicar», escreve a rede social em comunicado.
«Além de limitar o alcance do bullying, este aviso ajuda a educar as pessoas no que não é permitido no Instagram e quando uma conta pode estar em risco de violar as nossas regras», sublinha ainda a plataforma detida pela Facebook.
Este novo sistema tem por base um outro que o Instagram já implementou e que gerou «resultados promissores» – em julho, a plataforma estreou uma ferramenta de inteligência artificial direcionada para os comentários na plataforma e que também alerta os utilizadores sempre que estão prestes a fazer um comentário com palavras que podem ser consideradas ofensivas.