O Instagram vai pagar uma recompensa a quem conseguir encontrar provas que outras aplicações estão a utilizar informação de utilizadores sem permissão. Este incentivo faz parte de um programa que a rede social lançou para encorajar programadores a repararem algumas das grandes falhas da plataforma. É chamado “Data Abuse Bounty” e tem uma lógica de pagamento como recompensa pela descoberta de bugs na plataforma.
Embora a rede social não tenha referido o valor da recompensa, disse apenas que o montante iria variar consoante o impacto do erro e a qualidade dos relatórios de denúncia apresentados.
«O nosso objetivo é ajudar a proteger a informação das pessoas e encorajar os investigadores a sinalizarem potenciais falhas de segurança de forma a que consigamos tomar ação rapidamente», refere Dan Gurfinkel, um membro da equipa de segurança da Instagram, num comunicado escrito esta segunda-feira.
Em 2018, o Facebook lançou um programa semelhante, no rescaldo do escândalo da Cambridge Analytica, que recompensava quem encontrasse situações de abuso de informação de utilizadores ou falhas de cibersegurança na plataforma.
«Expandir e construir além dos programas de recompensa da Facebook é um elemento chave para o desenvolvimento das nossas políticas de segurança e estamos gratos por tudo o que a comunidade faz para nos ajudar a manter as nossas plataformas seguras», afirma Nam Nguyen, responsável pelo departamento de engenharia da Instagram, à Cnet.