A Hyp3r, um dos parceiros do Facebook e Instagram na área do marketing, tem recolhido secretamente informações de milhares de utilizadores das duas redes sociais, ao longo de vários anos, para construir os chamados perfis comerciais “sombra”. Inicialmente a empresa começou por ser uma plataforma através da qual as agências publicitárias podiam chegar aos utilizadores tendo em conta determinados eventos, como concertos ou competições desportivas.
A Business Insider conta que a Hyp3r construiu ferramentas capazes de registar informações de contas das stories – conteúdos multimédia publicados com uma duração de 24 horas – públicas, como por exemplo, os locais, objetos e atividades favoritas dos utilizadores, para fins comerciais.
Já a TechCrunch explica que a empresa tem vindo a usar um interface de programação da Instagram – em inglês, Application Programming Interface (API) – para juntar dados dos utilizadores, que, curiosamente, foi o mesma utilizada pela Cambridge Analytica.
O Instagram confirmou que a Hyp3r foi já removida da plataforma, por ter violado as políticas de utilização da rede social. Um porta-voz da Facebook disse ainda que «as ações da Hyp3r não foram autorizadas e violaram as políticas de utilização. Sendo assim, já não têm ação sobre a nossa plataforma. Fizemos também algumas alterações que vão ajudar a prevenir que outras empresas guardem registos das localizações públicas das páginas desta forma.»
Num comunicado público, a Hyp3r afirma «estar ciente dos direitos de privacidade dos consumidores e dos termos de utilização da rede social», sublinhando que usou apenas informação de perfis ou stories públicas.