A TikTok, a rede social chinesa de partilha de vídeos, está a ser investigada pelas autoridades britânicas por alegadamente gerir mal informações de utilizadores menores. De acordo com o The Guardian, Elizabeth Denham, comissária de informação britânica, afirmou que Comissão Federal de Comércio Americano (FTC, na sigla em inglês) tinha já começado a investigar a rede social em fevereiro deste ano.
«Queremos ferramentas que promovam a transparência para menores», contou a comissária ao mesmo jornal. «Estamos a analisar o sistema de mensagens, que é totalmente aberto, bem como o tipo de vídeos que são partilhados com e entre menores online. Temos neste momento uma investigação em curso à TikTok», disse Denham, reforçando que a investigação foca-se nas interações entre utilizadores maiores e menores de idade.
O The Guardian avança ainda que a comissária referiu que a rede social chinesa pode estar a violar a regulamentação geral da proteção de dados inglesa (GDPR, em inglês), uma vez que «a empresa deve prover diferentes tipos de serviços bem como diferentes proteções para menores».
Em fevereiro, a Bytedance, a empresa que detem a TikTok, foi multada no valor de 5,7 milhões de dólares (cerca de 5,05 milhões de euros) pela FCT, por ter recolhido informação pessoal de utilizadores com menos de 13 anos. De acordo com a entidade americana, a rede social «estava ciente da percentagem de utilizadores com menos de 13 anos» – segundo a lei de proteção de menores americana esta é uma idade que requer uma proteção mais estrita –, «e recebeu milhares de queixas de pais de menores de idade que criaram contas na Musical.ly», a plataforma que antecedeu ao TikTok.
Segundo os comentários de Joe Simons, representante da FCT, a TikTok «falhou na medida em que deveria ter pedido o consentimento parental, antes de recolherem nomes, endereços de e-mail e outro tipo de informações de utilizadores com menos de 13 anos».
Ao que a TikTok respondeu dizendo que: «temos cooperado com organizações, nomeadamente, o Departamento do Comissariado de Informação – (onde Elizabeth Denham exerce funções) – fornecendo informação sobre o nosso produto para cooperar com a investigação. Queremos assegurar que a proteção de dados é uma prioridade para a TikTok».
No caso de as autoridades inglesas considerarem que a rede social está a violar a GDPR, arrisca-se a ser multada no valor de 20 milhões de euros.