Acabou o detergente da loiça? Carregue no botão. O champô está acabar? Carregue no botão? Já não há papel higiénico? Faça o que tem a fazer, mas não se esqueça de… carregar no botão. Nos EUA, as encomendas on-line que são ativadas por botões dispersos pela casa já são conhecidas. De ora em diante, também vão passar a estar disponíveis no Reino Unido, Alemanha e Áustria. E vão passar a distinguir as casas que já aderiram e as casas que ainda não aderiram ao serviço Dash, da Amazon.
Os botões Dash foram desenhados para livrar os utilizadores do trabalho dado pelas compras rotineiras do comércio on-line. Em troca, o utilizador aceita reforçar a fidelização com uma das 40 marcas que aderiram ao serviço para poderem figurar na lista de produtos que têm direito a botões específicos que permitem processar uma encomenda e receber um produto em casa nas 24 horas seguintes.
![amazon-dash-1105144-TwoByOne.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/9569089amazon-dash-1105144-TwoByOne.jpg)
Os botões Dash mais não que retransmissores de Wi-Fi que podem ser dispersos pela casa. Estes botõem pressupõem que o utilizador configura, aquando da primeira encomenda, os parâmetros das encomendas que deverão passar a ser feitas no dia-a-dia. Uma vez feita a configuração, o consumidor não tem de voltar a fazer encomendas na app ou no site da Amazon – a menos que pretenda alterar a quantidade ou a tipologia do produto que pretende comprar.
O consumidor tem de pagar por cada botão, mas esse valor é abatido aquando da primeira compra. Para evitar enganos e brincadeiras, apenas pode ser feita uma encomenda em cada botão Dash durante 24 horas.
Segundo a BBC, a Amazon pretende lançar no Reino Unido uma versão ainda mais automatizada deste serviço: chama-se Dash Replenishment e funciona sem qualquer intervenção humana. Basta que a solução seja aplicada em máquinas que funcionam com consumíveis (impressoras, máquinas de lavar, etc.). Neste caso, as encomendas são feitas sempre que o sistema deparar que o consumível acabou.