Uma atualização do Instagram anunciada na terça-feira vai fazer com que as fotos deixem de aparecer por ordem cronológica. Agora, há um algoritmo que tentará adivinhar o que o utilizador quer ver, mudando a ordem pela qual as imagens são apresentadas. Este algoritmo vai identificar os amigos mais próximos do utilizador e dar prioridade às imagens que estes publiquem, sobre as imagens por exemplo de um parente afastado ou um ex-colega de trabalho, mais distante.
O Telegraph noticia que o Instagram concluiu que os utilizadores “perdem” mais de 70% das fotografias do seu feed. Este fenómeno é agravado com o crescimento do número de utilizadores, que mais do que duplicou nos últimos dois anos.
O Twitter fez uma alteração semelhante no mês passado e deu origem a vários tuítes com a mensagem #RIPTwitter, porque os utilizadores desconfiavam que isso seria o fim do Twitter como o conhecemos. Já há também mensagens com a hashtag #RIPInstagram. O maior receio dos utilizadores é que as imagens dos Instagramers mais populares, com mais visualizações, apareçam sempre no topo dos feeds. Ainda não há indicação sobre se os utilizadores vão ter a possibilidade de manterem o feed cronológico.