Desde sexta-feira que os chineses não conseguem aceder ao Gmail. Este bloqueio ao serviço de e-mail da Google é o culminar de seis meses de uma permanente inconsistência no normal funcionamento deste serviço. Situação que já havia sido reclamada pela Google que tem vários serviços bloqueados naquele país. Por exemplo, Maps, Docs e Drive.
Segundo a Reuters, as autoridades chinesas ainda não se pronunciaram sobre este bloqueio ao Gmail. No entanto, a agência noticiosa ouviu um elemento do GreateFire.org, grupo de ativistas anti-censura, que, protegido pelo anonimato, chamou a atenção para as quebras de tráfego que a Google pode ter com este bloqueio que está a impedir a receção de e-mails provenientes dos servidores da empresa norte-americana e que pode levar os utilizadores na China a optar por outro serviço de correio eletrónico. O mesmo Grupo acusa as autoridades chinesas de estarem por trás deste bloqueio.
A China já bloqueou outros serviços. Facebook, Twitter e YouTube, por exemplo, só podem ser acedidos via VPN e, mesmo assim, sob vigilância das autoridades.