O Portal do Governo esteve inoperacional ou a funcionar de forma incorreta entre as 11h00 e as 16h00 de hoje. A inoperacionalidade deveu-se a uma falha técnica que «provoca esta situação de vez em quando», justificou Manuel Honorato, diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), quando questionado pela Exame Informática.
«Não houve nenhum ataque ao Portal do Governo», reiterou Manuel Honorato, sublinhando que o portal está em segurança. «Trata-se de um problema técnico que, por vezes, afeta o portal. Estamos a tentar resolver este problema com a empresa que criou o portal e, enquanto não encontrarmos a solução, temos de proceder à atualização de conteúdos sempre que esta falha ocorre. Foi uma dessas atualizações que tivemos de fazer hoje», detalhou o responsável pela rede do governo.
O primeiro sinal de que o Portal do Governo não estaria a funcionar em conformidade surgiu por volta das 11h00 de hoje com a publicação, nas redes sociais, de algumas imagens com mensagens de erro. Depois de almoço, o Portal do Governo começou a apresentava uma página em branco. O que poderá levantar algumas questões sobre o facto de a inoperacionalidade de manhã ter a mesma origem da inoperacionalidade detetada depois de almoço.
Manuel Honorato prefere colocar a ênfase na resiliência do Portal do Governo, que opera através de uma rede distribuída, que não está dependente de uma só máquina. Deste modo, as falhas que afetam o Portal são menorizadas e apenas produzem efeito em parte dos utilizadores. Essa terá sido a razão que permitiu ao Portal manter-se hoje disponível para parte dos internautas enquanto outra parte se viu impedida de entrar no endereço.
O líder do CEGER recorda que é a rede distribuída que permite resistir aos conhecidos ataques de negação de serviço (DDoS): «Com a exceção de um episódio registado em 2012, o Portal do Governo nunca esteve indisponível a 100%».