Em 1962, John Fitzgerald Kennedy tinha apenas um ano de presidência dos EUA – mas já tinha definido como meta estratégica levar o Homem à Lua. Faltava convencer a população dos EUA. E a 12 de setembro de 2012, na Universidade de Rice, Texas, o presidente proferiu um discurso memorável sobre a conquista do Espaço: «Como noutras coisas, decidimos ir à Lua não porque seja fácil, mas sim porque é difícil».
Passados 52 anos, as palavras de Kennedy voltam a merecer honras de destaque na compilação de sons que fizeram a história da conquista do Espaço que a Agência Espacial dos EUA (NASA) acaba de disponibilizar para internautas de todo o mundo.
O discurso de Kennedy até será o mais “terreno” dos sons que constam no repositório de sonoridades (https://soundcloud.com/nasa) que podem ser usadas em toques de telemóveis ou notificações de computadores.
No repositório agora disponibilizado, os internautas poderão escolher entre sons de descolagens de foguetões, mensagens de natalícias dos astronautas que participaram nas missões Apollo, aterragens do Space Shuttle, e sons captados por várias sondas durante as suas longínquas viagens.
Para promover o repositório de sons que acaba de ser disponibilizado livremente, a Nasa usou ainda uma conta de Twitter para distribuir os diferentes registos sonoros através de tweets.