Jeffrey, um hacker que ninguém sabe bem ao certo quem é, acaba de reivindicar a tomada de controlo do e-mail de Satoshi Nakamoto, o nome que é atribuído ao criador das bitcoins e que também ninguém sabe ao certo se é verídico. A notícia indicia que um dos maiores mistérios do mundo digital também poderá estar em vias de cair se forem cumpridas duas condições: 1) o “tal” hacker que se apresentou como Jeffrey numa entrevista à Wired estar a dizer a verdade e ter mesmo assumido o controlo do endereço de e-mail por vezes usado pelo putativo criador das bitcoins para comunicar com a comunidade; e 2) alguém estar disposto a pagar 25 bitcoins (cerca de 9200 euros ao câmbio atual) para ter acesso aos e-mails de Satoshi Nakamoto desde 2011.
Numa das primeiras vezes em que tentou demonstrar à comunidade a tomada de controlo do endereço de e-mail que Nakamoto mantinha no serviço GMX.com, Jeffrey explicou num site da P2P Foundation que terá conseguido tirar partido de uma alegada má configuração do browser Tor, que permitiu chegar ao número de IP usado pelo serviço de correio eletrónico do criador das Bitcoins.
Quando inquirido pela Wired, Jeffrey foi parco em palavras. Apenas revelou que Satoshi Nakamoto – ou quem usa este nome – está vivo e usa outros pseudónimos quando comunica com outras pessoas.
Aparentemente, Satoshi Nakamoto ainda não reagiu. E o serviço de e-mail GMX.com também optou por ficar calado.
Entre as grandes questões que se colocam, há uma de âmbito prático que ganha proeminência: a última mensagem enviada por através do endereço satoshin.gmx.com data de 2010… pelo que não será de descartar, pelo menos em teoria, que este endereço tenha deixado de ser usado (ou tenha sido mesmo encerrado) e que a GMX o tenha disponibilizado para novo registo.
Na comunidade de seguidores e especialistas em bitcoins, surgem as primeiras vozes que revelam que, sim, é possível que o endereço de e-mail de Satoshi Nakamoto possa mesmo ter ficado comprometido.
Michael Marquardt, gestor do endereço Bitcointalk.org, revela que numa troca de mensagens, Jeffrey lhe enviou, a título de comprovativo do ataque, e-mails datados de março, que haviam sido trocados entre o criador da moeda virtual e o gestor do fórum dedicado às bitcoins. O que aumenta a probabilidade de haver quem tenha comprado dados de Sakamoto na Internet… e que a identidade do criador das bitcoins venha a ser conhecida em breve.