Apesar de faltarem apenas dois dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, multiplicam-se os relatos dos muitos problemas que a cidade tem. E à falta de condições sanitárias e problemas de construção, os turistas e atletas devem ter outra preocupação em mente: os hackers.
A NBC fez uma reportagem onde explica que os hackers estão à espera dos visitantes e que é quase certo que todos os dispositivos que se liguem à Internet serão infetados. O objetivo é, como sempre, o roubo de informação pessoal que possa ser útil para entrar em contas bancárias, por exemplo.
A equipa de reportagem da NBC explica como foram necessários apenas alguns minutos para os hackers infetarem com sucesso um Galaxy S4 novo, ligado a uma rede Wi-Fi. Noutro exemplo, tanto o MacBook como o portátil Windows, também eles produtos novos, foram comprometidos em menos de 24 horas.
Segundo a NBC, o US State Department informou que os Americanos que viajarem para Sochi “não devem esperar qualquer tipo privacidade” enquanto estiverem em solo Russo.
A Kaspersky Labs é a responsável pela segurança eletrónica nos Jogos Olímpicos. Todavia, os peritos dizem que se espera que os turistas tragam tantos dispositivos que os hackers terão alvos suficientes para conseguir o que pretendem.