Ao cabo de quatro anos, o site original do fórum Os Reformados da Investigação deixou de operar. Na origem da suspensão do serviço está um pedido de remoção apresentado pela Federação de Editores de Videogramas (FEVIP), a Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores, e o Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet (MAPiNET). No pedido de remoção, as três entidades alegaram desrespeito pelos direitos de autor e promoção de conteúdos piratas.
A queixa foi apresentada, na passada segunda-feira, junto da empresa Ultrahosting (que revende o serviço de alojamento da ONX) tendo como objetivo a remoção de mais de 40 mil links que, alegadamente, promoviam a partilha de músicas, vídeos, software, revistas e jogos sem o consentimento de produtores e autores.
No seguimento da execução do pedido de remoção, o endereço original do fórum (www.osreformados,com) deixou de funcionar ontem de manhã.
Atualmente, está em funcionamento um blogue de apoio ao fórum, mas esta página não faz qualquer menção ao encerramento – e o último post que contém remonta ao final de maio de 2013.
Ao que a Exame Informática apurou, as três entidades admitem apresentar queixa nas autoridades, caso o fórum regresse ao ativo.
O fórum Os Reformados da Investigação continha mais de 113 mil membros e 82 mil tópicos que alegadamente não respeitavam os direitos de autor.