![gmail_new.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1702941gmail_new.jpg)
O Gmail redesenhado começou a ser disponibilizado gradualmente aos utilizadores e é mais uma tentativa da Google para ajudar a organizar a Inbox de cada um. A renovação vai chegar primeiro aos utilizadores de desktop e do Android e já está prometida uma app nova para iOS para os próximos tempos. Nas aplicações, vai existir ainda uma distinção entre emails realmente novos e aqueles que já foram vistos pelo utilizador que escolheu não os ler.
A nova organização divide o correio eletrónico em separadores para rede sociais, para sites de descontos e promoções e ainda para subscrições de fóruns ou receção de faturas. O separador principal continua a receber o correio como habitualmente e pode classificá-lo pela sua prioridade. Há três anos, a Google tinha lançado a Priority Inbox, destinada a classificar o correio eletrónico pelo grau de importância.
O utilizador apenas tem de configurar o número de separadores que pretende que a sua caixa apresente e o Gmail fará a separação das mensagens. Esta funcionalidade estava a ser desenvolvida há dois anos nos Labs da Google. É ainda possível criar regras como: “as mensagens deste remetente vão sempre para este separador”.
As novas contas já vão ter esta vista, noticia o The Verge. A mudança foi explicada por Alex Gawley, Gestor de Gmail na Google: «A Inbox estava a dominar o utilizador, em vez de ser uma ferramenta». Desta vez, a solução passa por dividir os emails, de acordo com a sua proveniência, para ser mais fácil a sua classificação e o seu processamento. A Microsoft, com o Vistas Rápidas, já tem um modo semelhante, que foi criado para o Hotmail, mas que se mantém no Outlook.com agora.
Concluindo, neste momento, a caixa do Gmail pode ter seis tipos distintos: vista cronológica, mais importantes primeiro, não lidas primeiro, classificadas primeiro, a Priority Inbox e este novo estilo apresentado agora.