A página “Queremos o Warez Tuga de Volta e tu?!” foi criada a 22 de novembro no Facebook e juntou vários milhares de likes em poucas horas. Nesta página podem ver-se dicas de antigos utilizadores, informações sobre a eventual disponibilidade de um novo site do Wareztuga e inquéritos sobre quais as séries e filmes que mais falta vão fazer. Num dos posts até se exorta a comunidade a denunciar a página da ACAPOR como “Spam ou fraude” devido à queixa que a associação apresentou na PGR contra aquele site.
Com ou sem a ajuda da comunidade, o Wareztuga está novamente online, quatro dias depois de ter sido encerrado. Na página de Facebook WarezTV, que apresenta a sugestiva imagem do Arnold Schwarzenegger e a legenda “I’m back”, ficamos a saber que o site está novamente online.
A informação, disponibilizada há quatro horas no Facebook, tem, até ao momento, 92 partilhas, 951 likes e 40 comentários.
Há quatro dias, os gestores do WarezTuga decidiram encerrar o site na sequência de uma queixa apresentada na PGR.
Mas este não é o único regresso a registar na trincheira da livre partilha de ficheiros: no sábado, no mesmo dia em que o WarezTuga fez saber que pretendia regressar em breve ao ativo, o Oxe7.com voltou a disponibilizar links e ficheiros para conteúdos não autorizados pelos autores.
Questionado pela Exame Informática, Nuno Pereira admite que o anúncio de encerramento do WarezTuga e a retirada de links potencialmente ilegais pelo Oxe7 não tenham sido mais do que uma «jogada de marketing». O responsável da ACAPOR recorda que já tinha apresentado verbalmente queixa destes dois sites na PGR e acrescenta que a queixa formal já deverá seguir em breve, incluindo igualmente este último episódio de regresso do WarezTuga e do Oxe7.
«A lei é clara e nem sequer se colocam eventuais dúvidas jurídicas que se colocaram no outro caso em que apresentámos 2000 queixas na PGR. Neste caso, o encerramento do site pelas autoridades é apenas uma questão de âmbito técnico. Estou curioso de saber como é que as autoridades vão lidar com a fanfarronice dos responsáveis pelo WarezTuga», adianta o responsável da ACAPOR.