O site Pastebin mostra a lista de 55 mil dados de acesso de utilizadores do Twitter. São nomes de utilizador e palavra-passe que foram revelados por hackers não identificados.
A lista contém dados de utilizadores de todo o mundo. Há, pelo menos, um utilizador que uso o serviço de mail do Sapo. Se quiser saber se a sua conta foi uma das reveladas procure pelo seu endereço de email no site Pastebin.
Para isso, vá até ao site e pressione o conjunto de teclas Ctrl+F para que surja a caixa de busca. Depois, insira o seu endereço de email na caixa que surge e espere que o browser responda.
O site Pastebin traz ainda informações de contas de celebridades e, ainda, palavras-passe de contas do Hotmail e Gmail, entre outros serviços.
Um dos factos mais curiosos da lista agora revelada é que algumas das contas têm palavras-passe bastante complexas o que torna o processo de quebra de segurança mais complicado.
No entanto, a Exame Informática tentou usar alguns destes dados e, em 10 contas tentadas, nenhuma funciona. O que nos leva a suspeitar que os dados agora revelados são falsos. Ou que o Twitter – a empresa afirmou estar a investigar o caso e que poderia não passar de uma “tempestade num copo de água” – já resolveu o problema.
De qualquer forma, se é utilizador do Twitter aconselhamos a que mude os seus dados como precaução.
Aqui ficam algumas dicas sobre como fazer uma password forte:
- Se o serviço permitir, use sempre um mínimo de oito carateres
- Misture letras, pontuação, símbolos e números
- As letras, alterne entre maiúsculas e minúsculas
- Não use sempre a mesma palavra-passe para todos os serviços
- Use mnemónicas para decorar as suas passwords
Pode testar a força da sua password neste site da Microsoft.