O segundo ataque, que teve por alvo o serviço de jogos Sony Online Entertainment PC,só foi descoberto nas primeiras horas de segunda-feira.
A investida dos cibercriminosos terá permitido aceder a 10.700 registos de transações com cartões de débito efetuadas por clientes da Áustria, Alemanha, Holanda e Espanha.
A este número juntam-se ainda 12.700 registos de cartões de crédito e débito que apenas se sabe que não são dos Estados Unidos, noticia a Reuters.
A Sony confirmou ainda que o ataque foi bem sucedido a desviar os dados relativos a nomes, moradas, endereços de correio eletrónico, números de telefone e informação variada de um total de 24,6 milhões de subscritores Sony Online Entertainment PC.
Igualmente confirmada está a usurpação de uma base de dados que remonta a 2007 e que a companhia nipónica classificou como "desatualizada".
À semelhança do sucedido com a PSN, que ficou suspensa devido a um ataque que permitiu aceder aos dados de mais 77 milhões de clientes, o funcionamento Sony Online Entertainment vai ser interrompido, por motivos de recuperação dos sistemas de segurança.
Ao contrário da PSN, cujo regresso gradual estava agendado para dentro de uma semana, ainda não há uma data definida para o restabelecimento da atividade Sony Online Entertainment.
Além da versão jogada no portal criado para jogos de PC, também a versão do Sony Online Entertainment no Facebook foi suspensa.
A Sony negou ainda que os dados dos clientes que ficaram a descoberto pelos dois ataques estejam atualmente à venda na Internet.
Na sede da companhia, em Tóquio, os tempos são de incerteza. Em declarações à imprensa, Sue Tanaka, porta-voz da Sony, dá uma ideia do ânimo que domina a empresa: "Eles são hackers. Não sabemos onde vão atacar a seguir".
A verdade é que não será preciso esperar um terceiro ataque para ameaçar a continuidade de Howard Stringer na presidência da Sony (o número 2 Kazuo Hirai também poderá ter o lugar em risco).
Nos bastidores do poder e entre os investidores ganham volume os rumores de que a cúpula da companhia possa sofrer alterações, na sequência destes casos.