Nesta primeira fase, o Meo Jogos apenas está disponível para computadores com sistemas operativos Windows.
Celso Martinho, diretor técnico do Sapo, informou, à margem do lançamento da 4ª Edição do Sapo Codebits, que vai ser desenvolvida, em breve, uma versão compatível com computadores da Apple.
A PT pretende ainda desenvolver uma versão que possa correr diretamente a partir das boxes do Meo. Esta versão ainda não tem data de lançamento.
Anunciado como pioneiro mundial, o serviço Meo Jogos distingue-se por por disponibilizar títulos a partir da rede, num misto de conceitos de cloud computing e on demand.
O subscritor do Meo apenas tem de instalar um pequeno aplicativo, que gere os registos e os custos de uso da plataforma, e jogar um dos títulos que se encontram em rede.
Os responsáveis da PT garantem que os jogos correm em computadores com capacidades técnicas limitadas – algo que só se torna possível devido à elevada largura de banda da fibra da ótica e à distribuição de títulos a partir da "nuvem".
Para aceder ao pacote de jogos disponível, os subscritores têm de pagar 9,99 euros mensais.
"Com este serviço, o utilizador consome apenas o que quer, como quer e quando quer. Na época de exames, os pais podem suspender o serviço usado pelos filhos e deixam de pagar a mensalidade. Mas se calhar, quando chegarem as férias podem subscrever outra vez o serviço e deixar os filhos jogarem à vontade", comentou Zeinal Bava, presidente executivo da PT, durante o evento.
O líder da PT lembrou ainda que, hoje, os jogos de consolas têm preços que oscilam entre os 40 e os 60 euros, sendo que "alguns deles são jogados apenas duas ou três vezes".
Para acederem ao serviço, os subscritores apenas têm de conectar (por Wi-Fi ou cabo) os computadores à box do Meo. Os utilizadores podem ainda conectar o computador à TV para jogar os jogos do Meo.
Apesar de baseado na Internet, o serviço apenas fica operacional localmente, o que significa que apenas na casa que tem acesso ao Meo o utilizador pode jogar os títulos contratados.
O Meo Jogos resulta de uma parceria com a Playcast Media e conta com títulos da Activision, Atari, Disney, Capcom, THQ, entre outros. Entre os títulos encontram-se MotoGP08, Street Fighter IV, Ballance e alguns títulos que pertencem à "galeria dos famosos", mas são exigentes do ponto de de vista gráfico.
Convidado a apresentar o serviço, Guy de Beer, presidente executivo da Playcast Media, não hesitou em reiterar a confiança no sucesso das plataformas de jogos baseadas na Net, com uma previsão de longo prazo: "As consolas de jogos vão acabar nos próximos 10 anos".
PT não referiu quantos clientes tem atualmente na fibra ótica (um dos requisitos do Meo Jogos). Apenas informou que atualmente existem um milhão de casas em Portugal que estão em condições de solicitar o acesso às redes de fibra ótica.
A 4ª edição do Sapo Codebits arrancou hoje na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico em Lisboa. O evento conta com a participação de mais de 700 programadores e fãs das tecnologias. Concursos de desenvolvimento de aplicações, conferências e demonstrações de tecnologias são os principais atrativos do evento.
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail