
Mark Zuckerberg, líder do maior portal social, aproveitou a conferência que juntou ontem em São Francisco vários programadores em torno do "ecossistema Facebook" para mostrar a nova funcionalidade Open Graph e o seu curioso botão Like.
O novo serviço está a ser testado com vários parceiros e pretende juntar interesses de duas origens: o dos utilizadores que poderão indicar preferências no que toca a sites e/ou serviços que disponibilizam, e o das empresas que aderem ao serviço e ganham uma fonte de informação útil para conhecer perfis de utilizadores e lançarem publicidade e serviços adequados a cada pessoa.
De acordo com a BBC, o botão Like (de "gosto") apenas fica visível para os "amigos do Facebook" e apenas pode ser usado em endereços que enveredem por parcerias com o Facebook (CNN, Levi’s, CNN, IMDb.com e ESPN são algumas marcas que já estão a testar o serviço.
Entre as novidades apresentadas ontem, destacou-se ainda a primeira moeda virtual do Facebook.
De acordo com o El Pais a moeda denominada Facebook Credits vai ter uma taxa de câmbio, que à semelhança das moedas reais varia ao longo do tempo.
A um terceiro nível, destacou-se a integração entre Facebook e o portal Docs.com, da Microsoft, que vai permitir criar documentos em regime de colaboração com pessoas que figuram na lista de "amigos" do maior portal social da Net.