Segundo a Cnet, o serviço que resulta do projecto com o nome de código OneBox, foi integrado directamente na versão norte-americana do "rei" dos motores de buscas. O que significa que o utilizador não precisa de recorrer a um endereço ou funcionalidades específicas para obter os resultados apurados pelo novo serviço.
Com este acordo, o Google passa a apresentar conjuntamente os resultados das pesquisas tradicionais, endereços que permitem escutar músicas, ver vídeos ou passar directamente para uma loja virtual para comprar a faixa escutada.
Para criar a funcionalidade de "escuta pré-aquisição", o Google recorreu à tecnologia da Lala.; em contrapartida a MySpace associou-se ao projecto com o objectivo de vender faixas, vídeos ou outros conteúdos relacionados com os artistas.
O OneBox conta ainda com a participação da Pandora, Imeem, Rhapsody e Gracenote que fornecem informação sobre letras, álbuns, autores, bandas.
Além de pesquisas por títulos de faixas e autores, o novo serviço da Google também consegue fazer pesquisas através de excertos das letras.
O serviço está, para já, confinado aos EUA, devido a acordos de transmissão e revenda de música estabelecidos entre as várias entidades e as editoras.
Especialistas contactados pela BBC acreditam que a Google pode assumir uma posição de destaque na música, com a criação de um serviço que promete actuar como alternativa ao download pirata. Afinal, não é em vão que os termos "music" e "lyrics" se encontram permanentemente entre os 10 mais inseridos no maior motor de busca da Web.