Durante momentos, a biografia de Maitê Proença inserida na versão inglesa da Wikipedia apresentou um texto sucinto, que informava que a actriz é uma "estrela porno" que ganhou notoriedade pelos "comentários ignorantes que envergonham o povo brasileiro", noticia o Público.
A Exame Informática visitou a "página da vingança" e apenas teve tempo para fazer uma captura de ecrã – poucos minutos depois, a entrada relativa a Maitê Proença voltou a ser reescrita na versão inglesa da Wikipedia. Desta feita, com uma biografia bastante mais sucinta e menos ofensiva, que apenas indica que se trata de uma "actriz brasileira", apesar de manter as alterações dos títulos das novelas (o respeito pelos leitores menores impedem a reprodução dessas alterações, provavelmente, efectuadas por um qualquer cibernauta mais vingativo) em que a Maitê participou.
Mas esta foi apenas a terceira versão disponibilizada no dia de hoje. Ao final da tarde, a biografia da actriz passou a ter uma quarta versão na Wikipedia inglesa, que curiosamente, dá especial destaque ao "caso" suscitado pelo sketch realizado em Portugal.
Tudo leva a crer que a alteração da biografia de Maitê Proença resulta de uma retaliação face ao sketch que a actriz protagonizou durante uma visita a Portugal, em que parodia, ao jeito brasileiro, algumas das alegadas idiossincrasias lusitanas.
O sketch foi realizado em 2007 no programa "Saia justa" da GNT, mas o YouTube, com uma réplica do vídeo, e depois o Facebook e as múltiplas correntes de e-mails, geraram um movimento de protesto no passado fim-de-semana que levou o tema para os meios de comunicação nacionais.
Face a tamanho repúdio retroactivo, a GNT já pediu desculpa pelo sucedido. Maitê gravou mesmo um vídeo onde pede desculpa e lembra que tem dois avós portugueses.
Acha que se justifica esta reacção perante o vídeo de Maitê Proença? Diga aqui o que pensa.